A imunidade adquirida (adaptativa ou específica) não se encontra presente desde o nascimento. ... A imunidade adquirida é também denominada específica porque planeja um ataque a um antígeno específico previamente encontrado. Suas características são as capacidades de aprender, adaptar e lembrar.
Os antígenos são substâncias capazes de desencadear uma resposta imunológica, sendo específico para cada microrganismo, e que se liga diretamente ao linfócito ou a um anticorpo para gerar a resposta imune, que normalmente resulta na destruição do microrganismo e, assim, fim da infecção.
Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.
Glóbulos brancos (leucócitos) existem como vários tipos diferentes, como monócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos e linfócitos (células B e células T), cada um com funções diferentes no sistema imunológico.
A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.
A resposta imunológica adquirida consiste em fases sequenciais: reconhecimento dos antígenos pelos linfócitos, ativação e proliferação dos linfócitos para que se diferenciem em células efetoras e de memória, eliminação dos microrganismos, declínio da resposta imunológica e memória duradoura.
A resposta mediada pelas células T é extremamente efetiva no mecanismo de defesa contra agentes intracelulares, como vírus, protozoários, fungos e bactérias intracelulares.
Anticorpos IgD e IgA são os principais na resposta contra todos os microrganismos. Questão 15 Assinale a alternativa correta sobre o que ocorre após uma resposta imune eficaz: 1. A resposta tende a ser mantida da mesma forma após o controle da infecção; 2.
São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos.
O sistema imunológico possui vários órgãos linfoides, incluindo timo, nódulos linfáticos, baço e amídalas, agregados de tecido linfoide nos órgãos não linfoides, como as placas de Peyer no intestino, grupos de células linfoides dispersas pelos tecidos conectivo e epitelial do corpo; assim como por toda a medula óssea e ...