Ao longo dos anos, o conceito de dramaturgia ganhou novos significados e passou a se aplicar a qualquer uso da composição dramática e da representação dos principais elementos do drama, seja nos palcos do teatro ou – hoje mais do que nunca – nas telas da TV e do cinema.
Dramaturgia é o ofício de elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os palcos, apresentando diante de um público as ideias contidas nesta obra. A palavra drama vem do grego e significa ação. Desse modo, o texto dramatúrgico é aquele que é escrito especificamente para representar a ação.
Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo são destinados à representação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries etc.). O nome dado a esta arte é a Dramaturgia.
A dramaturgia é a arte de compor e de representar uma história em cena (no palco). ... A principal diferença entre um dramaturgo e um escritor que se dedica a outros gêneros é que, na dramaturgia, a ação decorre no preciso momento e lugar em que vai sendo apresentada.
A dramaturgia teatral caracteriza-se pelos elementos que constituem uma peça teatral, e não somente com o texto a ser seguido. Dramaturgia relaciona-se com o cenário, o palco, e com os artistas. ... Por fim, a dramaturgia cinematográfica volta-se para o mundo do cinema e seus principais componentes.
É característico da dramaturgia compor histórias para serem faladas no palco, pois trata-se do estudo do drama propriamente dito, onde o dramaturgo, ao escrever uma peça teatral, cria personagens e conflitos que, ao serem apresentandos, dão a impressão de que aquilo está acontecendo "aqui e agora".
Em síntese, a dramaturgia está formada pelos seguintes elementos: o autor ou dramaturgo, o texto propriamente dito, os atores dirigidos por um diretor e a cenografia. Tudo isso pensado para encantar o público.
Em síntese, a dramaturgia está formada pelos seguintes elementos: o autor ou dramaturgo, o texto propriamente dito, os atores dirigidos por um diretor e a cenografia. Tudo isso pensado para encantar o público.
A dramaturgia televisiva caracteriza-se com todos os elementos que compõem o cenário televisivo, envolvendo assim os atores, funcionários, diretores, bem como cenografia. Por fim, a dramaturgia cinematográfica volta-se para o mundo do cinema e seus principais componentes.
Do grego dramatourgós, significa escritor que compõe peças de teatro, ou seja autor de textos dramáticos. O propósito destes escritos é sobretudo a representação, mas estes podem manifestar apenas um estilo literário utilizado na sua composição, sem os vincular obrigatoriamente ao palco.