Características das obras de Cruz e Souza A obra de Cruz e Souza é marcada pela musicalidade, subjetivismo, individualismo, pessimismo, misticismo e espiritualidade. Tal qual as obras de outros poetas simbolistas, seus escritos estão repletos de figuras de linguagem: metáfora, aliteração, sinestesia, etc.
O poeta publicou seus dois primeiros livros — Missal e Broquéis — em 1893. Como características simbolistas de suas obras, é possível apontar a ocorrência de sinestesia, misticismo, rigor formal, pessimismo e maiúscula alegorizante.
"Missal" e "Broquéis" são consideradas as obras que inauguram no Brasil o Simbolismo, movimento literário do século 19 que defende a presença da emoção e da subjetividade humana na arte. Por isso dizemos que Cruz e Sousa foi um poeta social. ...
Cruz e Sousa foi um importante poeta brasileiro. Precursor da literatura simbolista, podemos afirmar que a sua importância se dá não apenas no campo literário mas sim evidentemente diante do campo social. Isso porque o poeta foi o primeiro poeta negro do Brasil, também chamado de Cisne negro.
Os poemas de Cruz e Sousa abandonam o significado explícito e lógico para buscar a ilogicidade e a sugestão vaga, regras, aliás, de fundamental importância para a poética simbolista.
A) O poema "Ser pássaro", de Cruz e Sousa fala sobre a liberdade e a sua comparação com um pássaro, que representa este aspecto desejado pelo eu lírico.
Cruz e Sousa, por exemplo, é acusado de ter-se omitido quanto a questões referentes à condição negra. Mesmo tendo sido filho de escravos e recebido a alcunha de "Cisne Negro", o poeta João da Cruz e Sousa não conseguiu escapar das acusações de indiferença pela causa abolicionista.
Doença e Morte Conhecido como o "poeta negro", Cruz e Sousa viveu seus últimos anos numa luta contra a miséria e a infelicidade, quando poucos reconheceram seu valor como poeta.
Conhecido como o "poeta negro", Cruz e Sousa viveu seus últimos anos numa luta contra a miséria e a infelicidade, quando poucos reconheceram seu valor como poeta. ... Cruz e Sousa faleceu na cidade de Sítio, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1898.
Tuberculose Cruz e Sousa/Causa do falecimento