a) Acidez ativa → é a quantidade de H+ presente na solução do solo. É tão pequena que é medida em valores de pH (-log H+). Por exemplo, pH 4,0 tem apenas 0,0001 mol H+ l-1. b) Acidez trocável ou Al trocável → refere-se à quantidade de Al+3 adsorvido pelas cargas negativas do solo (CTC).
A calibração do método SMP para esta estimativa foi feita a partir de dados da titulação direta do solo incubado com carbonato de cálcio; para tal, sugere-se a equação log (H + Al) = 3,020-0,371 SMP, para estimar a acidez potencial.
A acidez do solo se divide em ATIVA e POTENCIAL. Acidez ativa: são os íons H+ da solução do solo em concentrações baixas quando comparados com os íons H+ adsorvidos. É expressa pelo valor do pH do solo. O pH é determinado em água: usa-se uma relação solo:água de 1:2,5.
A acidez potencial é determinada por uma solução tamponada a pH 7,0. ... Esta resistência à mudança de pH é o poder tampão do solo. Quanto mais elevado é o teor de matéria orgânica do solo, o teor de argila e o de óxidos, maior será o poder tampão, pois são fontes de H+ e Al³+ para a solução do solo.
A acidez do solo pode ser dividida em acidez ativa e acidez potencial, e esta, por sua vez, em acidez trocável e acidez não trocável. Denomina-se acidez ativa a parte do hidrogênio que está dissociada, ou seja, na solução do solo, na forma de H+ e é expressa em valores de pH.
e) Poder tampão dos solos: a capacidade ou poder tampão do solo diz respeito à resistência do solo em ter o valor de seu pH alterado, quando tratado com ácido ou base. Quanto maior a acidez potencial maior será o poder tampão do solo.
Denomina-se acidez ativa a parte do hidrogênio que está dissociada, ou seja, na solução do solo, na forma de H+ e é expressa em valores de pH.
CAMARGOS (2005) destaca que o alumínio trocável apresenta efeito tóxico sobre a maioria das culturas agrícolas, o principal efeito é a interrupção da divisão celular do sistema radicular da planta e com isso a interrupção do crescimento de raízes.
A continuada neutralização da acidez não-trocável, com a consequente neutralização da acidez ativa na faixa de pH 6 a 7, traria como benefício maior o aumento da CTC do solo e aumento da atividade de certos microorganismos. ... Quanto maior a acidez potencial maior será o poder tampão do solo.