Hoje os Gálatas não existem como povo definido pela língua, cultura, religião e costumes, pois foram completamente islamizados e adotaram a cultura turca, com cujo povo se mestiçaram completamente.
Em Gálatas a fé é orientada a Cristo Jesus pelos judeus e não judeus. Portanto, as igrejas dos Gálatas são comunidades de fronteiras e o Cristianismo em Gálatas é capaz de uma visão multiforme de diferentes grupos étnicos, sociais, culturais e de diferentes identidades.
Para resumir Gálatas 1:13–2:21, comente que Paulo contou-lhes como foram sua conversão e suas primeiras viagens missionárias. Além disso, explicou-lhes que a salvação não vem pela lei de Moisés, mas que é pela fé em Jesus Cristo que somos perdoados, ou seja, justificados.
1. Natural ou habitante de Corinto, cidade grega. 2.
A Galácia situa-se num planalto entre os Montes Tauro, ao sul, e os Montes da Paflagônia, ao Norte. Na sua parte norte-central, ficava a cidade de Ancira, a atual Ancara, capital da Turquia.
Paulo provavelmente escreveu sua epístola aos Gálatas enquanto viajava pela Macedônia durante sua terceira viagem missionária, por volta de 55–57 d.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, "Epístolas Paulinas").
Após a morte do rei Átalo I de Pérgamo em 197 a.C., os gálatas tentaram ocupar também regiões ao ocidente, mas sofreram uma grande derrota para Roma em 189 a.C., quando tiveram suas terras confiscadas e utilizadas por Roma como base militar para adquirir outras regiões 3.
Seu propósito era combater os "judaizantes" (judeus que afirmam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés). ... Seu principal argumento é a defesa da liberdade cristã em oposição ao ensino dos judaizantes.
(Gálatas 2. 11-15) Paulo havia lutado pela igreja e lhes ensinado a respeito da liberdade que é dada por meio de Cristo Jesus. Mas alguns Judeus haviam se infiltrado na igreja e aos poucos foram introduzindo os rituais que eram da Lei. O que os torna desertores da fé.