A gutação é um processo de secreção de água do interior das folhas para a sua superfície através de hidátodos. Ocorre por ação da pressão radicular e leva à formação de gotículas de água na superfície foliar.
O processo de gutação é extremamente importante para as plantas, pois impede que a pressão no interior do xilema faça com que a água saia e ocupe o espaço intercelular nos tecidos. Também é importante frisar que a eliminação da água permite que haja um fluxo de solutos pela planta.
Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha. A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente.
A gutação é o processo pelo qual a planta elimina água em estado líquido. A gutação ocorre nas folhas das plantas, mais precisamente em estruturas situadas em suas bordas chamadas de hidatódios.
A gutação é a eliminação de água líquida pela planta e ocorre graças ao processo de pressão da raiz. A gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas.
Gutação é o processo realizado pelos vegetais, que consiste em eliminar a água em forma de gotas, através de poros denominados hidatódios.
A gutação ocorre, portanto, por causa dessa pressão da raiz que faz com que a água seja forçada para as folhas. Como a água que entra nas folhas é maior que a quantidade que está sendo transpirada, ela é eliminada. A saída da água acontece por estruturas especializadas chamadas de hidatódios.
Para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, as plantas precisam transpirar, porém quando a umidade do ar está elevada, a transpiração vegetal pode ser lenta demais e nesse momento que os hidatódios entram em ação, para compensar a transpiração, inclusive à noite.
A sudação se torna um processo mais passivo quando as raízes estão submergidas em solvente puro ou em solução aquosa de nutrientes sem aeração. A sudação é somente um processo ativo quando a raiz estiver submergida em uma solução de nutrientes com aeração, e se a atmosfera estiver preenchida de vapor d'água.
Então, por que as plantas "choram"? É tudo sobre a evaporação da umidade que as raízes absorvem. Alta umidade o ar, que geralmente ocorre antes da chuva, evita a evaporação - então as folhas das plantas, por meio de poros especiais, chamados de estômatos aquáticos, começam a liberar gotículas de umidade.