As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada. A Euglena viridis é um exemplo desse grupo de algas, possui predominantemente o pigmento verde da clorofila.
O Filo Euglenophyta inclui representantes que possuem dois flagelos, não possuem parede celular e podem ser autotróficos ou heterotróficos. As algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, algumas são pluricelulares, porém grande parte é unicelular.
Não possuem parede celular, porém apresentam uma película proteica organizada em forma de espiral em volta do citoplasma. São dotadas de um ou dois flagelos que auxiliam na locomoção e alimentação. A película da membrana plasmática auxilia na locomoção em ambientes onde o movimento dos flagelos é dificultado.
São seres unicelulares de cor verde devido à presença de clorofila e a forma de um fio fino. ... A euglena é um organismo unicelular que vivem principalmente em água doce, embora algumas espécies sejam encontradas em água salgada. Elas têm caudas longas chamadas flagelos, que eles usam para se mover através da água.
Metabolômica de algas expostas a metais. O uso da metabolômica ambiental tem sido usada para avaliar a interação dos organismos com o ambiente. Apesar do alto impacto que os metais têm no ambiente, essa abordagem analítica ainda está em seu início, em especial para as macroalgas.
Em geral, esses organismos habitam macro e microecossistemas dulcícolas (de água doce), que possibilitam locomoção e absorção de nutrientes dissolvidos no meio, tendo como principal substância de reserva o paramilo (carboidrato).
Principalmente o controle das reações químicas celulares.
Euglenóides ou euglenófitas são um grupo de Excavata integrantes do filo Euglenozoa (também chamado de Divisão Euglenophyta na botânica) e classe Euglenoidea, que vivem em água doce. ... Quando sua reprodução é intensa, a água pode exibir coloração esverdeada. Os gêneros Euglena e Peranema estão entre os mais familiares.
Paramido é um carboidrato de reserva, que corresponde a agregações lineares de glicose (beta-1-3-glucano)., Este carboidrato aparece em grandes corpúsculos e ocorrem apenas poucos corpúsculos por célula.