O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral (Art. 439). Constitui também direito do jurado, na condição do art. ... Nenhum desconto será feito nos vencimentos ou salário do jurado sorteado que comparecer à sessão do júri (Art.
Constitui também direito do jurado, na condição do Art. 439 deste Código, preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária.
Para comprovar que é um jurado e garantir seus direitos basta obter certidão atestando que está inscrito na lista geral de jurados. Ademais o artigo 440 do CPP foi modificado de forma que a lista geral não mais é publicada na imprensa local nem em editais.
O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.
A função de jurado constitui um serviço público relevante e é essencial para a Justiça. Por isso, os que cumprem essa função têm direito a alguns benefícios: Preferência, em igualdade de condições, em licitações e concursos públicos. Ser detido em prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.
A Lei 11.689/08 estabelece que o Tribunal do Júri em sua nova composição corresponderá a 1 (um) juiz togado, seu presidente, e por 25 (vinte e cinco) jurados que serão sorteados dentre os alistados, 7 (sete) dos quais constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento.
A lei nº 11.690, de 2008, relativa ao tribunal do júri, diz que o exercício efetivo da função de jurado constitui serviço público relevante. Por isso, é um direito do jurado a preferência no provimento de cargo ou função pública, mediante concurso.