Ao contrário de algumas vitaminas, como a D, a B12 não é sintetizada pelo organismo dos animais ou dos seres pertencentes ao reino vegetal. Ela é produzida com a ajuda de microrganismos, como bactérias, que a produzem e a partir daí, ela se torna biodisponível para os outros seres vivos a partir da alimentação.
De forma geral, suas principais funções são auxiliar o funcionamento do sistema nervoso, ajudar na saúde dos olhos, pele e boca, atuar no crescimento e desenvolvimento e, por ser antioxidante, também ajuda no combate ao câncer.
Quais são as mais importantes B9 (Ácido Fólico): Promove a saúde dos cabelos, da pele e da memória, e é essencial na síntese de DNA e no desenvolvimento do feto. Também fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso, e ajuda no combate do câncer de mama e de cólon.
Uma das principais causas de deficiência de vitamina B12 é a anemia perniciosa, na qual há uma deficiência na produção de uma substância essencial para a absorção da vitamina B12 pelo intestino.
As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. Essas vitaminas participam da regulação e produção de energia no organismo, e ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.
O complexo B é formado por 8 vitaminas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cobalamina).
Todas as vitaminas possuem sua relevância para a função cerebral e, quando ocorre qualquer tipo de deficiência, é possível observar sintomas neurológicos e psiquiátricos. Os sintomas primários da carência de vitamina B6, por exemplo, incluem depressão, declínio cognitivo e graus de demência.
Pode causar neuropatia sensorial ou síndromes neuropáticas (doenças nos nervos) quando tomada em doses de 50mg a 2mg por dia por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até adormecimento e desajeitamento das mãos, os quais são reversíveis.