PROFISSIONAIS DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE ATENÇÃO DOMICILIAR (EMAD) E EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE APOIO (EMAP). Os profissionais que compõe o EMAD são: Médico; Enfermeiro; Fisioterapeuta; Assistente social; Auxiliares/ Técnico de enfermagem.
Para ser acompanhado com EMAD/EMAP, o paciente precisa se enquadrar no perfil de elegibilidade, identificado pelo profissional da saúde, sendo necessário solicitação para equipe do SAD, através do preenchimento do Formulário de Solicitação do Serviço de Atenção Domiciliar (ANEXO 3).
Os elementos essenciais para a implantação e o funcionamento do SAD preci- sam ser identificados, tais como: a infraestrutura; o estabelecimento de protocolos assistenciais e fluxos de acesso do paciente a todos os serviços; pontos da rede de atenção à saúde; suporte social necessário.
Cada EMAD é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e 1 fisioterapeuta. A EMAP é composta por 1 nutricionista, 1 assistente social e 1 dentista.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): serviço substitutivo ou complementar à internaçãohospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento eoperacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e EquipesMultiprofissionais de Apoio (EMAP).
Como critérios de exclusão, apontam as condições estruturais do domicílio, a ausência de cuidador e de segurança para os profissionais. A alta é referenciada por critérios de estabilidade clínica e o fim do tratamento.
Como exemplo temos: o enfermeiro aplica as injeções, o fisioterapeuta oferece exercícios de fortalecimento, o médico receita medicamentos, o nutricionista monta uma dieta e o fonoaudiólogo cuida da parte da boca e da mastigação.
A equipe multidisciplinar pode ser composta por quase todas as especialidades médicas, assim como outros profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares de saúde.