Ouça em voz altaPausarComo achavam que avistaram um Rio no mês de Janeiro, decidiram chamar o local de Rio de Janeiro. A cidade foi realmente fundada em 1565 e foi aí que ganhou o seu primeiro nome, São Sebastião. O nome foi escolhido como uma homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.
Ouça em voz altaPausarO Rio de Janeiro é primeiramente mencionado na expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos que no estado chegou em 1502. Ao chegar na baía do Rio de Janeiro (atual Baía da Guanabara), ele achou que se tratava da foz de um rio, por isso denominou a região de Rio de Janeiro.
Ouça em voz altaPausarO Estado está entre os primeiros a serem colonizados pelos portugueses, que atracaram na baía da Guanabara em 1.º de janeiro de 1502, em uma expedição exploratória. É por este motivo que foi batizado de Rio de Janeiro. ... O território que hoje é ocupado pelo Estado do Rio de Janeiro pertencia à Capitania de São Vicente.
Ouça em voz altaPausarA cidade de inspiração portuguesa e católica foi fundada sobre um pilar: a necessidade de exteriorizar o domínio de Portugal contra as ações dos estrangeiros e dos índios. Era a segunda nas terras da América portuguesa, depois de Salvador, sendo Estácio de Sá seu primeiro governador.
Ouça em voz altaPausara função do Rio de janeiro era a missão de fundar a cidade estava relacionada a luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região. ...a cidade recebeu o nome de são Sebastião do Rio de janeiro, em omenagem ao rei de Portugal na época dom Sebastião.
Ouça em voz altaPausarA entrada da baía era chamada, pelos índios, de 'yetéro'y, que significa "rio verdadeiro frio". A Baía de Guanabara era cercada por aldeias tamoias (também chamadas tupinambás).
Ouça em voz altaPausarOs índios Tupinambás foram as primeiras tribos encontradas pelos portugueses, em 1502, quando os lusos atracaram no Rio de Janeiro. As famílias indígenas eram formadas por cerca de 5 pessoas cada.
Rio de Janeiro Rio de Janeiro/Capitais
Rio de Janeiro Rio de Janeiro/Estado