O ramo verde lembra o martírio de Jesus, mas nesse ano é também sinal de esperança, símbolo da nossa fé em Cristo e na sua vitória sobre a morte. ... O ramo verde deve ser colocado em frente a porta, portão ou sacada, em um local visível para mostrar a fé e também ser sinal da Igreja viva em cada uma das residências.
Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa.
Hoje, os ramos de palmeiras são abençoados e, dessa forma, podem nos servir de remédio, proteção, mas, sobretudo, como memória do compromisso de seguidor de Cristo que assumo. Está no costume da Igreja usar dos ramos abençoados neste dia para que, depois de secos, sejam queimados e usados na quarta-feira de cinzas.
Hoje, 28 de março de 2021, a Igreja celebra o Domingo de Ramos, a comemoração da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o início da Semana Santa – os últimos dias de Cristo na terra antes de Sua crucificação.
O que é de costume da igreja, de acordo com o padre, é queimar os ramos do ano anterior na Quarta-feira de Cinza. "Tem que ter a cinza de qualquer jeito, por isso aproveitamos os ramos que foram abençoados, mas também não é algo instituído, é só um costume", explica o redentorista Aparecido.
Uma corrente iniciada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu aos católicos que coloquem um ramo nas janelas ou nas portas, em local bem visível, para o Domingo de Ramos, neste dia 5 de abril - que é quando os fiés relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, que é recebido pelo povo.