Francisco Xavier de Mendonça Furtado Posteriormente, na Praça São Sebastião (atual praça Veiga Cabral), a 4 de fevereiro de 1758, foi levantado o Pelourinho, na presença do Capitão General do Estado do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá.
O nome é de origem tupi, com uma variação de macapaba, que quer dizer lugar de muitas bacabas, um fruto de palmeira nativa da região. Antes de ter o nome de Macapá , o primeiro nome concedido oficialmente a essa terra foi Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, por Carlos V, o rei da Espanha da época.
Central O primeiro bairro da cidade foi o Central, onde se estabeleceram as primeiras famílias e surgiu o núcleo urbano, tendo Macapá criada em 4 de fevereiro de 1758.
Se você nasceu na cidade de MACAPA deve ser chamado de MACAPAENSE pelos seus amigos.
A vila de Nova Mazagão - hoje Mazagão Velho, que fica a aproximadamente 70 quilômetros da capital, Macapá - foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I.
04-02-1758 Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Macapá, em 1758. Sede na antiga povoação de São José de Macapá. Instalada 04-02-1758. Elevado á condição de cidade com a denominação de Macapá, pela Lei n.º 281, de 06-09-1856.
Criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, o ex-Território Federal do Amapá se origina de uma região desmembrada do estado do Pará.
Central 3. Central. Esse é o bairro mais antigo de Macapá e sua característica é predominantemente comercial ― o que é ótimo para quem quer ter muitas opções de serviços e excelente localização. Nesse bairro, estão alguns dos principais pontos turísticos da capital amapaense.
De acordo com o Plano Diretor de Macapá (PMM, 2004), a Zona Norte da cidade compreende os bairros e loteamentos: Pantanal, Renascer I e II, Infraero I e II, São Lázaro, Novo Horizonte, Jardim Feli- cidade I e II, Sol Nascente, Alencar, Boné Azul, Liberdade e Brasil Novo e as demais áreas contidas no limite norte da ...
Por exemplo: quem nasce no Amapá é amapaense (adjetivo pátrio).