MANACÁ: suas flores representam as diferentes fases de uma mulher (nascem brancas, ficam rosa e depois lilases). É símbolo de generosidade e do amor incondicional.
O nome Manacá é de origem Tupi e significa flor nas cores branco e azul.
ma·na·cá cá
Segunda definição encontrada de "manaca-da-serra" 1. Angios. Árvore ou arbusto ornamental (Brunfelsia ramosissima) da fam. das solanáceas, que apresenta folhas alternas e flores em cimeiras, nativo do Brasil.
A espécie é originária da Mata Atlântica e ocorre em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No verde da mata, os manacás formam um buquê natural em formato de árvore. São típicos da floresta ombrófila densa da encosta Atlântica.
substantivo masculino Alimento que, de acordo com a Bíblia, foi enviado por Deus (como chuva) aos israelitas no deserto; poderia ser um tipo de líquen, comumente encontrado naquela região, levado pelo vento ou por gafanhotos. ... [Por Extensão] Qualquer tipo de alimento muito gostoso; ambrosia.
Uma das diferenças é a cor das flores. As flores do Manacá-da-Serra, desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando a rosa. Já as flores do Manacá-de-Cheiro, iniciam com um tom de azul-arroxeado e com o passar do tempo, vão clareando, passando de rosa para branca.
As flores dos manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis) e manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilis 'Nana') são bem parecidas. Elas são brancas, roxas claras e roxas mais escuras. Tem gente que pode chamar de rosa claro e rosa escuro. Já as flores do manacá-de-cheiro e manacá-gigante são azul-violetas, lilás e brancas.
12 metros Essa espécie ornamental é de porte médio e pode atingir até 12 metros. O Manacá da Serra é muito utilizado em projetos paisagísticos residenciais e urbanos, pois suas raízes não são agressivas, permitindo o seu plantio em jardins, vasos, praças e calçadas.
A exuberância da florada pode ser contemplada durante o verão, geralmente entre os meses de novembro até fevereiro, podendo se estender em determinadas regiões. O manacá-da-serra é uma espécie nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.