- Não. Outros cidadãos poderiam ser convocados; prioritariamente, os que prestaram o serviço militar nos últimos cinco anos. Qual é a diferença entre ser reservista e estar dispensado? ... O reservista tem prioridade na convocação.
Aqueles incluídos no excesso de contingente são dispensados e convocados para o juramento à bandeira e a retirada do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) na Junta de Serviço Militar onde se alistaram.
Entre alguns dos principais sinônimos de contingente, destacam-se: casual; acidental; eventual; circunstancial; incerto; imprevisto; inesperado; aleatório; raro; agrupamento; conjunto; coletividade e grupo.
Lembremos que em filosofia, contingente significa aquilo que não possui, em si mesmo, sua própria razão de ser. Assim como Deus é necessário, porque é a causa e sua própria existência, o homem é um ser contingente.
Todo o cidadão dispensado do Serviço Militar que não apresente incapacidade física ou moral definitiva na Seleção Geral, incluindo aí aquele considerado excesso de contingente, tem direito ao Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Militar pode ser dispensado por problema de visão anterior ao ingresso no Exército. É possível anular a incorporação de militar caso ele tenha problema oftalmológico anterior ao seu ingresso no Exército.
Todo CDI pertence a 3ª Categoria, uma vez que, quando se é dispensado, não servirá o exército, exceto quando convocado ou por meio de concursos públicos.
São os brasileiros convocados para o serviço militar obrigatório prestado nas Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica.
os conceitos de "contingência" e "necessidade". O contingente é o que simplesmente acontece de existir, mas não precisaria ter exis- tido: ser necessário é o ser que deve existir, que não pode não existir . . . ... já que algo existe agora, deve haver um Ser para o qual não é possível não existir . . .