para remissão dos pecados ( … ) fazei isso em memória de mim ( … ) ... O sofrimento espiritual do Salvador e o derramamento de Seu sangue inocente, por Ele dado com todo o amor e espontaneamente, pagou a dívida do que as escrituras chamam de "o pecado original" da transgressão de Adão. (Ver Moisés 6:54.)
Então, na última ceia Jesus nos deixou um memorial: "Fazei isto em memória de mim". ... Nasceu na noite da Quinta-Feira Santa, e o poder, acima de tudo, para fazer memória de Jesus. Por isso, quando nos reunimos para participar da Eucaristia, estamos vivendo aquele mesmo momento que os apóstolos viveram.
A celebração da ceia é um anúncio de que Jesus voltará: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha" (1Co 11.26). ... Porque um cristão, não se define apenas por participar da Santa Ceia, mas por viver uma vida em comunhão com Cristo.
Os evangelhos sinóticos apresentam a Última Ceia como uma ceia pascal e parecem datá-la na noite anterior à crucificação (embora em nenhum deles seja dito de forma inequívoca que esta ceia teria sido realizada na noite anterior à morte de Jesus).
A Ceia do Senhor é um sinal e selo do pacto da graça que dramatiza aos discípulos de Jesus a obra triunfante de Cristo na cruz do calvário. No sacramento da ceia há uma relação entre sinal e o elemento do sacramento, que comunica a nós a obra morte substitutiva de Cristo em favor do seu povo.
Quase todas as igrejas que proclamam a Cristo observam a Ceia do Senhor. O pão e o vinho são elementos comuns nas igrejas, porém há diferenças no entendimento a respeito desta comemoração. ... E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
In memoriam, com m no final, é a forma correta de escrita desta locução latina. A forma in memorian, com n no final, está errada. In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.