Quem faz o projeto executivo é o profissional que está a frente do projeto, arquitetos, engenheiros e designers de interiores fazem o projeto executivo, para que possa auxiliar os profissionais da obra.
A diferença reside no nível de detalhamento do projeto executivo, que é maior do que o de um projeto básico. Pode-se correr o risco de dizer, caso não haja modificações durante a elaboração do projeto executivo, que este contém aquele.
Para evitar surpresas e erros estruturais durante as obras, o projeto executivo também deve conter um relatório técnico com a revisão e complementação do memorial descritivo e do memorial de cálculo, além da revisão do orçamento detalhado da execução dos serviços e obras.
Se generalizarmos o conceito de projeto, podemos dizer que trata-se do conjunto de aspectos conceituais, técnicos, executivos e operacionais que envolvem a execução de uma obra, bem como o trabalho dos profissionais das áreas de engenharia civil e arquitetura.
Um memorial descritivo é um documento que traz em detalhes tudo que será executado em uma obra. ... O memorial descritivo faz parte do projeto executivo e traz informações detalhadas que ajudam a colocar em prática tudo o que o arquiteto idealizou.
O primeiro passo é a medição da edificação existente ou do terreno onde haverá uma nova construção. Posteriormente, todos os dados colhidos devem ser representados por um conjunto de desenhos técnicos, como plantas e fachadas, necessários para a execução do projeto.
Em resumo, é o projeto de arquitetura/projeto básico, que dá o start para todo esse processo. E o projeto executivo é um complemento, que será capaz de fechar todas as informações necessárias, detalhadamente, para a boa execução dos trabalhos de execução da obra.
Nesse momento, o projeto arquitetônico já tem um corpo muito bem definido. Embora mudanças ainda possam ser feitas, em geral têm-se aqui pelo menos 80 a 90% do que será o resultado final. Na fase do projeto executivo são adicionadas mais informações necessárias para a execução da obra.