Defendeu o fim da escravidão e a integração dos ex-escravos na sociedade, com reformas mais amplas que permitiriam a eliminação do latifúndio e a monocultura, promovendo o que denominava 'democracia rural'.
Quem foi André Rebouças, abolicionista que batiza a Avenida Rebouças. ... Abolicionista, ajudou a fundar a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, com Joaquim Nabuco e José do Patrocínio. Monarquista, teve de se exilar na Europa após a Proclamação da República, em 1889.
Engenheiro da Alfândega do Rio de Janeiro Planejou e construiu as docas da Alfândega e da Gamboa. Consegue uma visita do seu amigo Conde d'Eu às obras. André projetou uma rede de abastecimento de água para a cidade do Rio de Janeiro. Estudou e projetou as docas do Maranhão, de Cabedelo, do Recife e da Bahia.
Antônio Pereira Rebouças Filho José Rebouças André Rebouças/Irmãos
Conheça mais alguns dos principais trabalhos dos Irmãos Rebouças:
Os três grandes abolicionistas negros brasileiros, que se engajaram na luta pelo fim da escravidão, foram: Luiz Gama, André Rebouças e José do Patrocínio. Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças são exemplos de três grandes abolicionistas negros brasileiros.
Engenheiro André Rebouças/Profissões
Funchal, Portugal André Rebouças/Local de falecimento
O Instituto Militar de Engenharia, com sede na Praia Vermelha, bairro da Urca, no Rio de Janeiro, fez um documentário, a cargo da jornalista Cíntia Neves e com produção de Maira Dias, narrando a vida e o trabalho dos dois irmãos, que estudaram no Colégio Militar e se formaram na Escola Politécnica da cidade, ...
Em 1871, Rebouças e seu irmão, Antônio, que tinha a mesma área de atuação, levaram até o imperador D. Pedro II o projeto que revolucionaria a malha ferroviária brasileira: a estrada de ferro que ligaria a cidade de Curitiba ao Litoral do Paraná.