O Livro dos Provérbios (em hebraico: מִשְלֵי, "Míshlê [Shlomoh]") ou Provérbios de Salomão é o segundo livro da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã, onde ele é o Vigésimo Quarto livro.
Provérbios 23:26 – Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Grandes pais, fiquem de pé. Deixe que seus filhos vejam sua confiança e coragem. Peça a eles os seus corações, com base em ter o seu principal objetivo a perfeição deles.
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. ... É uma verdade Bíblica experimentada pelo próprio autor e que dando certo em sua vida as escreveu, e tem dado certo na vida de quem tem lutado para colocar suas palavras em prática.
Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena – Provérbios 24:10. Nenhum homem gosta da adversidade, que é sofrimento, perseguição, aflição ou calamidade. Todos nós escolheríamos evitá-la. E é fácil nos ressentirmos dela.
Salomão Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria. Em I Reis, ele sacrificou a Deus, e Deus mais tarde apareceu a ele em um sonho, perguntando o que Salomão queria de Deus.
Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.
Mas Provérbios 29:11 diz: "O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se." Como nossas vidas e nosso testemunho seriam melhores se fossemos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-nos!
Salomão ensina que "a esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida" (Provérbios 13:12). Daí o valor de assumir e cumprir compromissos, manter certa cadência diligente na busca por aquilo que se quer.