Quézia, Quétsia ou ainda Cássia (em hebraico: קציעה, Qetsiyah) é uma personagem do Antigo Testamento da Bíblia. Foi uma das três filhas que Jó teve depois que Deus virou seu cativeiro. ... Na mitologia grega, Quézia era filha de uma camponesa juntamente com o deus dos mares, Posídon.
O nome Quézia é a forma brasileira de Kezia, com K, que é uma denominação bíblica, derivado de "Keziah". A sua origem vem do hebraico "קְצִיעָה" (Qetzi'ah), que significa "cassia, canela".
O nome Jemima em hebraico significa literalmente "quente", "emotivo", ou seja, " carinhosa", que também pode ser interpretado como "pomba", uma vez que em hebraico a palavra pomba deriva da mesma utilizada para "calor". Em Jó 42:14 (Tradução Brasileira):
Quezia: Significa "perfumada". Tem origem no nome hebraico Kesiah, o qual, por sua vez, origina-se nos termos também hebraicos Kiddah ou qetziáh.
Significado: Quer dizer canela (especiaria), em hebraico. Késia era a filha de Jó no Antigo Testamento.
Nome próprio, feminino, significa querida, aquela que todos querem bem, amada pelos pais. Na Bíblia, o nome Quéren, designa uma das três filhas que Jó teve após passar por um período que ele enfrentou grandes aflições (inclusive os filhos que tivera anteriormente). Livro de Jó, capítulo 42.
Quézia Keren-HappuchJemima Jó/Filhas
Nome próprio, feminino,significa querida, aquela que todos querem bem, amada pelos pais. Na Bíblia, o nome Quéren, designa uma das três filhas que Jó teve após passar por um período que ele enfrentou grandes aflições (inclusive os filhos que tivera anteriormente).
Quézia Keren-HappuchJemima Jó/Filhas
A forma Quezia segue a tradição ortográfica da língua portuguesa e indica tratar-se de palavra paroxítona, isto é, com acento tónico na sílaba -zi- (como se estivesse escrito "quezía"). São, portanto, estas a grafia e a pronúncia correctas do nome em português, e não "Késia" ou "Kézia".