Significado de Porta-bandeira substantivo masculino e feminino Pessoa que carrega a bandeira (de um regimento, de uma associação, de um clube etc.) num desfile, num préstito; porta-estandarte, vexilário. [Militar] Num regimento militar, oficial que carrega a bandeira desse regimento; abandeirado, alferes.
substantivo masculino Bandeira, insígnia, símbolo, de uma nação, de um partido político, de uma escola de samba, de um time de futebol, de uma religião, de uma corporação militar etc.: estandarte militar. Bandeira usada numa guerra; bandeira de guerra. [Figurado] O que se utiliza para simbolizar algo; pendão.
Na definição do dicionário, o estandarte é um tipo de bandeira, ricamente bordada, às vezes em fios de ouro, usada como guia em regimentos militares, insígnia de corporações ou comunidades religiosas e civis, símbolo distintivo de chefes de estado, de pessoas de famílias reais, ou representante de um país.
Os oficiais Porta-Bandeira e Porta-Estandarte formam e desfilam de pistola e espada(12). Os demais integrantes da Guarda-Bandeira formam e desfilam de fuzil com baioneta armada. Nas Unidades Motorizadas, Mecanizadas e Blindadas, o armamento será o de dotação da guarnição da viatura.
O estandarte, assim como a bandeira da escola de samba e o flabelo dos blocos de frevo, é o abre-alas – espécie de aviso aos brincantes – de que as agremiações entram ruas e avenidas adentro no tempo de Momo.
sumério 2600 a.C. O Estandarte de Ur (também conhecido como o "Estandarte da Batalha de Ur", ou o "Estandarte Real de Ur") é um artefato sumério escavado do que seria o cemitério real, na antiga cidade de Ur (localizada no atual Iraque ao sul de Bagdá). Ele possui três faixas horizontais que retratam o cotidiano do povo de Ur.
O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira tem a responsabilidade de conduzir ao longo do desfile a bandeira da escola, um dos símbolos mais emblemáticos da apresentação. Eles são personagens que existiam em outras manifestações carnavalescas, como os ranchos.