Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.
1 - Fazem parte da linguagem da dança: o espaço e o tempo. Letra D. A dança compreende uma importante tipologia de expressão artística, ou seja, através dela os dançarinos fazem uso de suas emoções, ideias e percepções com o objetivo de manifestar a estética.
Aí, é só escolher o ritmo. Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio.
O ritmo tem por objetivo ajudar a criança a conhecer o próprio corpo e, desse modo, favorecer a estabilidade do esquema corporal; auxiliar no desenvolvimento da linguagem; auxiliar na compreensão do movimento e possibilitar o manejo de mobilidade e expressão.
Para Gandara (1985), na Educação Física, o ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças estruturadoras, tanto corporais como psíquica-espiritual. ... Para estimular o ritmo na criança, pode-se bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas, entre outros.
Ritmo é um padrão de repetição ou alternância de elementos, de formas, de objetos, de cores, muitas vezes com intervalos definidos entre eles. Ritmo pode criar uma sensação de movimento, e pode estabelecer padrões e texturas.
A linguagem musical é auricular, baseada em três elementos indispensáveis: som, movimento e timbre ou qualidade sonora.
Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.