O marca-passo natural do coração é o nódulo sinusal (nódulo SA). Através dele, inicia-se o impulso elétrico. O ritmo do nódulo SA torna-se o ritmo de todo o coração; por isso é chamado marca-passo.
A espícula é a comprovação de que o marcapasso gerou atividade elétrica para comandar o miocárdio, criando um artefato bem característico ao ECG. O ritmo ventricular é comandado pelo marcapasso. Podemos afirmar isso porque todo complexo QRS é precedido por uma espícula e tem morfologia alargada.
Num cora- ção saudável, o nó sinusal gera estes pulsos. Por este motivo, ele é frequentemente chamado de marcapasso natural do coração. O nó sinu- sal causa a contração das câmaras cardíacas e, assim, proporciona um batimento cardíaco rítmico e regular. Cada pulso do nó sinusal deflagra uma contração nos átrios.
O pacing ventricular direito tem sido a terapêutica padrão para crianças com bloqueio aurículo-ventricular (BAV) de segundo grau avançado ou bloqueio completo. Contudo o pacing ventricular direito permanente pode estar associado a disfunção do ventrículo esquerdo (VE) em especial nesse grupo etário1.
O marca-passo é o pequeno dispositivo que é implantado sob a pele, geralmente abaixo da clavícula no lado esquerdo ou direito do seu peito. O marca-passo monitora seu coração continuamente e, se ele detecta um batimento cardíaco lento, ele envia pequenos sinais elétricos indetectáveis para corrigir isso.
O nodo sinoatrial é o marca-passo natural do coração, que pode ser comparado a um metrônomo, aparelho encarregado de marcar o compasso musical para os estudantes de piano. Além de dar ritmo, fornece a energia necessária às contrações cardíacas.
O marcapasso no eletrocardiograma
Mau funcionamento do marcapasso por sensibilidade diminuída ("undersensing") O marcapasso não detecta as ondas próprias, estimulando como se não houvesse ritmo subjacente. Eletrocardiograma com alteração de marcapasso por sensibilidade diminuída.
É um pequeno dispositivo implantável, capaz de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, evitando que os batimentos fiquem abaixo do considerado ideal. O procedimento para implantar o marcapasso é realizado mediante sedação endovenosa.
Surge o marcapasso fisiológico. "O conceito é simples, implantar o eletrodo (fio do marcapasso) direto no sistema de condução cardíaco, utilizando a ampla rede do sistema de condução natural para propiciar uma estimulação fisiológica do músculo cardíaco.