Estado da célula em degenerescência que se caracteriza pela transformação do núcleo numa massa densa, rica em cromatina, sem estrutura e que se cora fortemente pelos corantes básicos (afinidade basófila).
A picnose (condensação da cromatina nuclear) é um processo que indica a apoptose do tecido. Eventualmente pode ocorrer a fragmentação do núcleo picnótico - cariorréxis.
núcleo desintegra-se em fragmentos, os quais estão envoltos pela membrana nuclear; aumenta-se o número de prolongamentos da membrana; prolongamentos rompem-se, formando porções celulares envolvidas por membranas, estruturas chamadas de corpos apoptóticos; corpos apoptóticos são fagocitados.
Diz-se que o núcleo está picnótico ou em picnose. O núcleo colapsa e enruga profundamente, segmentando-se em pequenas esferas, ou corpúsculos heterocromáticos, para o interior do citoplasma, processo este denominado cariorréxis.
Necrose é o estado de morte de um grupo de células , tecido ou órgão, geralmente devido à ausência de suprimento sanguíneo. A necrose pode ocorrer também por outros fatores que levam à lesão celular irreversível, como a ação causada por agentes químicos tóxicos ou resposta imunológica danosa.
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. ... A apoptose remove as células durante o desenvolvimento, elimina as células potencialmente cancerosas e infectadas por vírus, e mantém o equilíbrio no corpo.
Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.
Segundo ele, há dois grandes fatores que levam as células à morte: os processos de necrose e apoptose. Dentro da necrose, a morte pode ocorrer por anoxia (falta de oxigênio), ausência de nutrição ou por meio de produtos tóxicos. ... Outra forma é pela apoptose, que é uma morte celular programada geneticamente.
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.