Herbicidas pré-emergentes são produtos usados para controlar plantas daninhas antes da emergência das mesmas sobre o solo. Para o caso em florestas, normalmente são usados após a implantação ou reforma da floresta. - O produto deverá ter um controle por um período que satisfaça a necessidade da floresta.
Aplicações pós-emergentes A aplicação em pós-emergência é aquela realizada após a emergência de plantas daninhas e antes que essas interfiram no desenvolvimento da cultura, devido à competição. A possibilidade de ocorrer prejuízo devido à competição é maior nesse tipo de tratamento herbicida do que nos anteriores.
A principal vantagem deste método sobre o uso de herbicidas, é que cria uma dinâmica competitiva na área colaborando para o manejo das plantas daninhas. Porém, sua maior desvantagem é que este tipo de manejo demanda tempo e o uso de herbicidas é bem mais rápido.
Vamos ver agora quais os herbicidas registrados para a cultura da soja e qual a modalidade de aplicação de cada um deles....Seletividade de herbicidas na cultura da soja.HerbicidaModo de aplicaçãocloransulampós-emergênciachlorimuronpré-plantio ou pós-emergênciadicamba30 dias antes da semeadura da soja, dessecação pré-colheitadiclosulampré-plantio
Herbicida mais usados atualmente
Quando aplicar: Pode ser aplicado na pré-emergência da cultura imediatamente antes da semeadura, simultaneamente ou logo após a semeadura. Em aplicações em pós-emergência da cultura e plantas daninhas, deve-se acrescentar óleo vegetal.
A dessecação pré-plantio, ou dessecação antecipada, é uma prática utilizada para eliminar toda a vegetação existente em uma área antes da semeadura de uma determinada cultura. Isso inclui plantas daninhas e restos de culturas antecessoras.
Os herbicidas podem ser classificados de acordo com o modo de aplicação em pré-plantio incorporado (PPI), pré -emergência e pós-emergência das plantas daninhas.
Geralmente, apresentam crescimento rápido e facilidade de disseminação, produzem grande número de sementes e crescem em condições adversas. Seus prejuízos estão diretamente relacionados às perdas na produtividade e na qualidade dos produtos.