A densidade mamária refere-se à composição da mama da mulher, e é dada pela proporção entre o tecido fibroso e glandular (que são o tecido que sustenta as mamas e suas glândulas) e o tecido adiposo (a gordura). O tecido mamário fibroso e glandular visto em uma mamografia é branco.
Mama predominantemente gordurosa: tem a maior parte da sua composição de gordura (>75%) Mama parcialmente gordurosa: tem boa parte da sua composição de gordura (25% – 50%) Mama densa heterogênea: tem a maior parte da sua composição de tecido fibroglandular (51% – 75%)
Mamas predominantemente densas: a substituição adiposa é menor do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente densas: a substituição adiposa é menor do que 50% da área da mama.
Que contém ou é da natureza do ádipe ou da gordura (ex.: tecido adiposo). Plural: adiposos |ó|.
Calcificações tipicamente benignas – correspondem à presença de grandes calcificações (macrocalcificações), calcificações na pele, calcificações na região de cicatrizes e em fios de sutura nos casos de cirurgias mamárias prévias – recebem a nota 2 da classificação BI-RADS (Breast Imaging Reporting And Data System) e ...
A substituição do parênquima mamário pelo tecido adiposo é um processo dinâmico que ocorre na mama da maioria das mulheres, em função da faixa etária. ... Mamas predominantemente densas - a substituição adiposa é menor do que 50% da área da mama (Figura 6).
Método: Os pacientes foram classificados em 4 grupos: grupo I - mamas com volume e com consistência; grupo II - mamas com volume, mas sem consistência; grupo III - mamas com pouco volume, mas com alguma consistência; e grupo IV - mamas totalmente sem volume e sem consistência.
Segundo o BI-RADS, as mamas podem ser classificadas, segundo sua densidade, como: Mamas com predomínio de tecido adiposo: composição menor que 25% de tecido fibroglandular. Mamas com densidades fibroglandulares esparsas: composição de 25% a 50% de tecido fibroglandular.