substantivo feminino Série das gerações de alguém (antepassados ou descendentes); estirpe. Relação que se estabelece através de parentesco, de antepassados comuns; os membros de uma família; genealogia, raça.
Entende-se por linhagem a descendência varonil de uma família nobre, usando o mesmo nome e armas. Temos, assim, por exemplo, a linhagem dos Riguete, Vasconcelos, dos Távora, dos Albuquerque, etc.
A árvore genealógica é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses.
É aí que pode haver pistas sobre a família. Uma opção de site para pesquisar as diferentes versões que encontrar é o FamilySearch (www.familysearch.org). Ele é gratuito e possibilita encontrar ligações entre pessoas, local de nascimento e falecimento, entre outras informações importantes para o rastreio.
Os métodos mais utilizados para a obtenção de linhagens são: Método Padrão, Método da Cova Única e Método Genealógico. A progênie de uma planta autofecundada é chamada de S1, a progênie autofecundada desta é chamada de S2 e assim por diante.
As células que não perderam as características de origem e possuem alta proliferação são chamadas de linhagem celular contínua. Podem ser mantidas em cultura por um longo período de tempo e ainda guardam características do tecido original. Essas células são utilizadas em pesquisas e na produção de vacinas.
De acordo com o Conceito evolutivo de espécie, uma espécie é uma linhagem evolutiva, sequência de populações ancestrais-descendentes, que evolui de forma separada das demais linhagens e que possui tendências e papéis evolutivos próprios.