Linhas de Beau são sulcos horizontais na placa ungueal que ocorrem quando o crescimento das unhas desacelera temporariamente, o que pode acontecer após infecção, trauma, doença sistêmica ou durante os ciclos de quimioterapia.
Tratamento. O tratamento, nesse caso, é aguardar o crescimento normal das unhas e mantê-las curtas para evitar acidentes, uma vez que elas estão mais fáceis de cair.
As linhas de Mees se referem especificamente a faixas brancas transversais, medindo 1-2 mm, que usualmente são demonstradas no mesmo sítio em múltiplas unhas e estão associadas à intoxicação por arsênico, doença de Hodgkin, anemia falciforme, insuficiência renal e insuficiência cardíaca.
As linhas de Beau ou onicomadese podem ser causadas por infecções, cirurgia, trauma, doença de Raynaud, pênfigo, medicamentos (quimioterápicos ou retinoides), doença de Kawasaki e doenças virais (síndrome mão-pé-boca)1,2.
onicosquizia: separação em camadas ou descamação da borda livre da lâmina ungueal; onicólise: é o descolamento da lâmina ungueal do leito distal; onicomadese: é o descolamento da porção proximal da lâmina ungueal.
A onicogrifose (unhas grossas) é uma patologia ungueal que se caracteriza por um espessamento excessivo das lâminas ungueais.
Uma estria de unha é, na sua forma mais simples, uma depressão na unha. Esta depressão, muitas vezes acompanhada por manchas ou linhas brancas, pode parecer irregular, acidentada ou elevada ao toque e pode acontecer com os dedos das mãos e dos pés.
Doenças das unhas
Algumas das causas de doenças ungueais incluem as seguintes: