A diferença básica entre trabalho formal e informal é que o trabalho formal tem contrato de trabalho e registro na Carteira Profissional. ... O trabalho informal, por outro lado, como o próprio nome indica, não tem formalidades, ou seja, não tem registro em carteira e também não tem contrato.
O trabalho formal é aquele regido pela Consolidação das Leis de Trabalho - CLT. Nesse caso, o trabalhador tem a sua carteira de trabalho assinada pelo empregador e usufrui de todas as vantagens oferecidas pelos leis trabalhistas.
Vantagens e desvantagens do trabalho formal Maior estabilidade financeira, considerando que existe a garantia de salário mensal durante o contrato de trabalho; Benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale transporte, plano de saúde, seguro de vida, entre outros.
O trabalho formal é, no Brasil, qualquer ocupação trabalhista, manual ou intelectual, com benefícios e carteira profissional assinada. Consiste em trabalho fornecido por uma empresa, com todos os direitos trabalhistas garantidos.
O trabalho formal ou assalariado é o que se caracteriza, conforme comentamos, como relação de emprego: nestes casos o empregador e o empregado estão cumprindo um contrato que estabelece direitos e deveres de ambas as partes, e que é regido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Já o trabalho informal é aquele em que o trabalhador não tem carteira assinada e também não conta com os direitos trabalhistas e prerrogativas da lei.
Na primeira definição o setor formal é formado pelo indivíduo ocupado com carteira de trabalho assinada, empregador, servidor público e profissional liberal, e o setor informal pelo trabalhador por conta própria sem o profissional liberal e pelo ocupado sem carteira de trabalho assinada.