Etimologia (origem da palavra cavalhada). Do castelhano caballada. substantivo feminino, plural [Folclore] Justas ou torneios em que há jogo da argolinha e outras diversões. (São reminiscências dos torneios da Idade Média, em que os cavaleiros exibiam, em espetáculo público, sua destreza e valentia.).
No Brasil e em Pirenópolis No Brasil esta representação dramática foi introduzida, sob autorização da Coroa, pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os gentios e escravos africanos, mostrando nisto o poder da fé cristã.
Ela é realizada nos meses de maio e junho, durante três dias, na Festa do Divino.
Instituídas pela rainha Isabel, de Portugal, motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. ... No final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Pirenópolis A mais famosa cavalhada brasileira é a de Pirenópolis, no estado de Goiás. As apresentações acontecem durante a Festa do Divino (entre maio e junho) e se estendem por três dias.
No Brasil, registram-se desde o século XVII e as cavalhadas acontecem durante a festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os personagens principais são os cavaleiros, vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros) e armados de lanças e espadas.
A certeza é que os Mascarados alegram todas as Cavalhadas do Brasil. Em Pirenópolis, saem às ruas, a pé ou a cavalo, a partir do sábado, sendo em totalidade, principalmente, no domingo do Divino, no Campo das Cavalhadas.
Gari, fazendeiro ou comerciante, ser cavaleiro das Cavalhadas, soldado, embaixador ou rei, faz cada um deles pessoa altamente prestigiada na cidade.
No Rio Grande do Sul são conhecidas as cavalhadas realizadas principalmente em Cazuza Ferreira, distrito de São Francisco de Paula, Vacaria, Mostardas, Santo Antonio da Patrulha e Caçapava, festejos que já foram o objeto de estudos históricos do conhecido folclorista e pesquisador gaúcho João Carlos D'Ávila Paixão ...
A certeza é que os Mascarados alegram todas as Cavalhadas do Brasil. Em Pirenópolis, saem às ruas, a pé ou a cavalo, a partir do sábado, sendo em totalidade, principalmente, no domingo do Divino, no Campo das Cavalhadas.