Insano é um adjetivo que caracteriza uma pessoa que não tem saúde mental, que está alienado, que é demente e totalmente insensato. A insanidade destes indivíduos é uma consequência, na maioria das vezes, de alguma perturbação mental, deixando-os a margem do que é considerado normal numa sociedade.
Insano é aquela pessoa que não está sã de espírito. Pode ser também interpretado como "doido varrido". ... Significa também pessoa louca, que age sem pensar, demente, doida, alienada, tresloucada, desatinada, maluca, irresponsável, desequilibrada mentalmente, confusa.
Que não possui boas faculdades mentais: 1 demente, doido, louco, maluco, alucinado, alienado, tresloucado, desatinado, mentecapto, orate. Que revela insensatez: 2 insensato, irresponsável, irrefletido, inconsequente, desarrazoado, leviano, estouvado.
substantivo feminino Qualidade de insano, de quem perdeu o domínio de suas capacidades mentais. Que não possui nem demonstra sensatez; imprudência, insensatez. Dito, ato ou modo de se comportar da pessoa que não é sensata: só falava insanidades.
Pode ser qualificada como gíria para algo muito legal. Em geral quando acontecem coisas que não se esperava.
Requisitos para instauração do incidente de insanidade mental : É necessário a duvida fundada sobre as condições mentais do acusado. Quem é legitimo para suscitar? O juiz de oficio ou a pedido do MP, defensor ou curador do acusado, ascendente , acusado, irmão ou cônjuge.
A insanidade mental faz com que seus portadores possuam a capacidade reduzida de entendimento dos fatos, fazendo com que tenham alterações mórbidas à sua saúde mental.
Equilíbrio mental ou físico; expressão de sensatez, de integridade. Reunião do que leva alguém a possuir uma excelente saúde; salubridade. Etimologia (origem da palavra sanidade).