A medusa (Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos. ... Todavia, as da classe Cubozoa, podem levar à morte.
Como todos os cnidários, as medusas têm nos tentáculos células urticantes chamadas cnidócitos que produzem os nematocistos, os túbulos urticantes. ... Com os tentáculos, o animal leva a presa para a "boca" - o arquêntero - por onde entra na cavidade central - o celêntero - para ser digerida.
As medusas são um dos elementos mais simples de um sistema de sonorização. Não passam de extensões, que atuam na distribuição dos sinais de áudio, conduzindo os sinais das fontes sonoras entre a mesa e o palco. A função é básica, mas se falhar, compromete toda a sonorização.
O principal segredo do seu recorde de sobrevivência está ao longo dos seus tentáculos, que contêm minúsculos arpões carregados de veneno. A mesma artilharia pesada que usam para caçar pequenos peixes e plâncton serve de defesa contra os seus raros predadores: alguns peixes, baleias, caranguejos e tartarugas marinhas.
A água-viva e medusa são a mesma coisa. A diferença é que uma água-viva adulta recebe o nome de medusa. ... Embora sejam parecidas, as água-vivas, medusas e caravelas apresentam diversas semelhanças, dentre eles: águas-vivas,caravelas e medusas se alimentam de pequenos crustáceos, algas e zooplancton.
Podem ser transparentes (pode-se ver através delas), outras são brancas, marrons, cor-de-rosa, azuis ou cor de vinho. Algumas têm olhos em torno da extremidade do corpo. A boca e o estômago ficam no meio do corpo. A medusa tanto pode ter poucos tentáculos como pode possuir muitos.
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Por baixo dos magníficos véus coloridos, as medusas escondem 700 milhões de anos de história e milhares de arpões venenosos. Com eles matam mais gente que os tubarões. Elas não têm cérebro, coração, nem pulmões ou ossos.
Se picar uma pessoa, a vespa-do-mar pode causar necrose na sua pele, dor e – se a dose de veneno for muita – pode provocar paragem cardíaca ou até mesmo a morte dessa pessoa em poucos minutos. Estima-se que mais de 40 pessoas morram por ano devido aos ataques de medusas, segundo o site da revista Science.
As medusas usam seus tentáculos tanto para capturar e picar suas presas. ... Medusas presa em um tipos de animais aquáticos, como peixes pequenos, ovos e invertebrados, juntamente com qualquer outra coisa que ficar presa em seus tentáculos.