Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. ... Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.
Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
E quanto maior for o calor específico, maior será a quantidade de calor que deverá ser fornecida ou retirada da substância, para que ela tenha a variação térmica. A água, por exemplo, quando comparada com outras substâncias, possui o maior calor específico, correspondente a 1 cal/g.
Calor é um conceito do âmbito da Física que representa uma forma de energia, sendo a energia térmica em movimento entre partículas atômicas. A palavra calor também pode remeter para alguma coisa quente, ou seja, com temperatura elevada.
A água como regulador térmico A água tem a capacidade de absorver e conservar calor. ... Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. Ela funciona, assim, como reguladora térmica.
Capacidade Térmica e Calor Específico O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica. ... Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância.