Os Pronomes Demonstrativos são aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte....Pronomes Demonstrativos – O que éVariáveisInvariáveiso/a qual; os/as quaisQueCujo(s), cuja(s)QuemQuanto(s), quanta(s)Onde/aonde
O pronome esta retoma o termo mais próximo, ou seja, Maria. Já o aquele se refere ao termo mais distante, Paulo. Esse, essa e isso: para retomar um termo já citado no texto.
Normalmente, um pronome relativo faz referência à palavra que vem antes dele. Por isso, deve concordar com o termo antecessor, com exceção do pronome cujo. Podem, ainda, ser precedidos ou não por preposições.
O pronome relativo "que" refere-se à palavra "sistema" e introduz uma oração subordinada. Diz-se que a palavra "sistema" é antecedente do pronome relativo "que".
O antecedente do pronome relativo, ou seja, o termo ao qual este faz referência, pode ser representado por diferentes classes de palavras. Como sabemos, o pronome relativo é aquele que se refere, em geral, a um termo anterior chamado de antecedente.
Os termos 'esse' e 'este' são classificados pela gramática normativa da língua portuguesa como pronomes demonstrativos. Eles indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. Isto é, a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.
Pronome pessoal correspondente à terceira pessoa do singular, usado para designar a pessoa ou aquilo de que se fala (ex.: ele já chegou; o responsável é ele; vou falar com ele).