1º) Sítios do Pleistoceno Superior (situados entre 11.000 e 130.000 de anos como, por exemplo o sítio Alice Boër - SP). ... Os materiais arqueológicos dessa época pleistocênica são constituídos, essencialmente, por uma indústria lítica cuja matéria-prima é, de modo geral, quartzo.
Além dos bens materiais e imateriais que formam o diverso Patrimônio Cultural Brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cuida ainda de bens arqueológicos.
Trata-se da cultura Clóvis, assim batizada com o mesmo nome do sítio arqueológico em que foram encontrados artefatos produzidos por pessoas que habitaram a região entre 10.500 e 11.400 anos atrás.
Esse sítios guardam marcas da ocupação humana, que segundo estudos podem ser de até 100 mil anos atrás. Devido a essa grande importância histórica e arqueológica, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O Pleistoceno sofreu o evento ambiental mais importante desde que a espécie humana esteve na Terra: a oscilação entre glaciação e interglacial durante a época do Pleistoceno. Este período é notável não apenas pela alternância de fases quente e fria, mas também pela escala e rapidez das mudanças.
Durante o Pleistoceno grandes extensões de terra foram cobertas com uma imensa camada de gelo, um fenômeno conhecido como glaciação. Em alguns períodos o clima ficou mais quente e houve redução do tamanho das camadas de gelo.
Notícias. Localizado no município de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, espalhadas em mais de 400 sítios arqueológicos.
Onde estão as pinturas rupestres em Minas Gerais
Os vestígios mais antigos de habitantes das Américas remontam a 50 mil anos. Esses homens teriam vindo da África. Assim afirma a arqueóloga franco-brasileira Niede Guidon, que dedicou sua vida a pesquisar a Serra da Capivara, no Piauí, repleta de pinturas rupestres e celebrada em uma exposição em Brasília.
Interior do Brasil tem vestígios dos mais antigos habitantes das Américas | Ciência e Saúde | G1. Serra da Capivara, no Piauí, tem restos de fogueira de 50 mil anos atrás. Exposição em Brasília apresenta objetos arqueológicos achados na região. Os vestígios mais antigos de habitantes das Américas remontam a 50 mil anos ...