Significado de Montanismo substantivo masculino Doutrina herética de Montano (séc. II), a qual aplicava com rigor os dogmas do cristianismo, mas proclamava além disso uma ação constante do Espírito Santo, de quem Montano se dizia profeta. (Tertuliano foi adepto do montanismo.).
O Montanismo foi uma das primeiras heresias e divisões na Igreja Cristã. Os montanistas acreditavam que o Espírito Santo Paráclito estava dando-lhes nova revelação, especialmente a respeito da moralidade cristã. Eles adotaram o nome "Nova Profecia" para seu movimento.
O que é Arianismo: Arianismo, originalmente, era um pensamento filosófico que não considerava Jesus Cristo e Deus como uma só pessoa. Esta ideia surgiu nos primeiros séculos do cristianismo, afirmando que só poderia existir um único Deus e Jesus era apenas o seu filho.
Novaciano. Novaciano era um padre romano que, em 251, se opôs à eleição do papa Cornélio, que se seguiu ao martírio do papa Fabiano durante a perseguição, sob o argumento de que ele era muito frouxo em seus critérios para aceitar os cristãos arrependidos. Ele se permitiu ser eleito como rival, o primeiro antipapa.
As primeiras técnicas de montanhismo são muito antigas, surgiram em 1760 na França, em escaladas feitas por Horace Bénédicte de Saussure, considerado o pai do Alpinismo. Em 1786 as técnicas começaram a melhorar, pois as pessoas praticantes também cresceram em número.
Os monofisistas acreditavam que Jesus Cristo tinha uma existência unicamente divina, visão teológica que se opunha à prerrogativa ocidental da natureza humana e divina de Cristo. Contrariavam ainda o dogma católico da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) como representação de Deus.
ICONOCLASTIA: o ato de condenar a adoração de imagens, relacionado a idolatria. Surgiu no Império Bizantino no inicio do século VIII e perdurou até o século IX. MONOFISISMO: doutrina contrária a definição ortodoxa da Igreja de que Jesus Cristo tinha duas naturezas completas, a humana e a divina.
O monofisismo foi uma doutrina que surgiu no século V, na escola Teológica de Alexandria, que na verdade, era um movimento e não um local. Na perspectiva monofisista, Jesus Cristo, o filho de Deus, tinha uma natureza unicamente divisa.
Os membros do movimento monofisista, concentrados principalmente na Síria e no Egito, acreditavam que Cristo tinha apenas uma natureza divina, e não humana e divina ao mesmo tempo, como afirmava a Igreja Católica Romana ao defender a doutrina da Santíssima Trindade(na qual Deus seria, simultaneamente, o Pai, o Filho e ...