substantivo masculino Composto orgânico que faz parte do grupo definido por uma organização de anéis, de alta massa molecular, de função metabólica e hormonal muito importantes. Esteroides Anabólicos. ... Etimologia (origem da palavra esteroide). Do inglês steroid + oid.
Os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.
Substância que promove o aumento de peso por incremento do anabolismo proteico. Os anabolizantes esteroides derivam da testosterona mas são praticamente desprovidos de efeitos virilizantes. Utilizam-se para acelerar a convalescença e para aumentar o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Esteróides são hormônios produzidos pelo córtex da supra-renal, ou pelas gônadas, os quais são responsáveis por diversas funções no organismo, tais como controle metabólico ou de características sexuais.
Os esteroides são lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta.
Os esteroides naturais mais importantes são o colesterol e seus derivados, como os hormônios sexuais feminino e masculino, o estradiol e a testosterona, respectivamente.
A principal ação é o aumento de água no interior das células musculares. O inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido.
Bombas são hormônios. Produzidos a partir de extratos animais, elas são hormônios sintéticos similares à testosterona, o principal hormônio masculino, que têm propriedades anabólicas e androgênicas.
Possui como função a regulação dos ciclos menstruais, a ovulação, a síntese de proteínas do útero, glândulas mamárias e vagina, bem como estimular a estrutura óssea e muscular que dão as características do corpo feminino.
Esteroides. São compostos por 4 anéis de carbonos interligados, unidos a hidroxilas, oxigênio e cadeias carbônicas. Como exemplos de esteroides, podemos citar os hormônios sexuais masculinos (testosterona), os hormônios sexuais femininos (progesterona e estrogênio), outros hormônios presentes no corpo e o colesterol.