Ouça em voz altaPausarDesignação dada, no eletrocardiograma, ao intervalo de tempo que corresponde à sístole ventricular e que é variável consoante a frequência cardíaca.
Ouça em voz altaPausarUm intervalo QT corrigido para a frequência cardíaca resulta no valor QTc (QT corrigido). O prolongamento do intervalo QT / QTc, também conhecido como QT prolongado, ocorre quando o coração demora mais que o normal para recarregar entre os batimentos.
Ouça em voz altaPausarO QT corresponde à sístole elétrica, medido do início do QRS ao final da onda T e engloba a despolarização e repolarização ventricular.
Ouça em voz altaPausarVerifique se o ritmo é sinusal Para analisar os intervalos PR e QT, meça os intervalos a partir do desenho do ECG. Um intervalo PR normal gira em torno de 0,12 s e 0,20 s. O intervalo QT, por sua vez, costuma se posicionar entre 3 ms.
Ouça em voz altaPausarÉ uma doença genética caracterizada por um prolongamento anormal de uma medida do eletrocardiograma denominada intervalo QT. Ocorre por uma anormalidade nos canais de potássio ou sódio do coração e podem cursar com arritmias graves em indivíduos jovens e saudáveis.
Ouça em voz altaPausarExistem 3 tipos mais frequentes da Síndrome do QT longo, que são o tipo 1 (LQT1), o tipo 2 (LQT2) e o tipo 3 (LQT3). Essa subdivisão é baseada no substrato genético, com os principais genes alterados os dos canais de potássio KCNQ1 e KCNH2 e o gene do canal de sódio SCN5A.
Ouça em voz altaPausarDesignação dada, no eletrocardiograma, ao intervalo de tempo que corresponde à sístole ventricular e que é variável consoante a frequência cardíaca.
Ouça em voz altaPausarPara introduzir o valor do intervalo QT, você pode introduzir directamente a sua duração em milissegundos ou se quiser, introduzir a quantidade de quadrados pequenos. Lembre-se que o intervalo QT se mede desde o início do complexo QRS até o final da onda T.
Ouça em voz altaPausarCalculadora do Intervalo QT Corrigido (QTc) O intervalo QT representa a duração da sístole elétrica ventricular, se mede desde o início do complexo QRS até o final da onda T. O intervalo QT varia com a frequência cardíaca, diminui com frequências cardíacas rápidas e aumenta com frequências cardíacas lentas.
Ouça em voz altaPausarO intervalo QT longo responsável por torsades de pointes pode ser congênito ou induzido por fármacos. O prolongamento do intervalo QT predispõe a arritmias prolongando a repolarização, o que induz pós-despolarizações precoces e dispersão espacial da refratariedade.