PGTO, uma das funções financeiras, calcula o pagamento de um empréstimo de acordo com pagamentos constantes e com uma taxa de juros constante.
Para calcular os juros compostos no Excel é necessário utilizar a fórmula F = P*(1+J)N , onde F equivale ao valor final, obtido após um período X; P é o capital principal, J é a taxa de juros e N o número de períodos em que os juros serão aplicados. Exemplo: Na célula B4, utilize o valor final (F).
A função TAXA do Excel calcula a taxa de juros necessária para pagar uma quantia especificada de um empréstimo. E semelhantemente, faz cálculos para atingir um valor teórico em um investimento, durante um determinado período.
O NPER calcula o número de períodos de pagamento de um investimento com base em pagamentos regulares, constantes e uma taxa de juros constante.
As fórmulas para converter taxa de juros no Excel são as seguintes:
Passo 1: abra no Excel a planilha que você quer calcular porcentagens e marque todas as células que vão receber as fórmulas. No menu superior, acesse a aba "Página inicial", expanda o item "Geral" e selecione a opção "Porcentagem".
Depois de separar os dados da Taxa Selic mensal e elencar o valor de cada mês, você vai precisar criar uma função matricial no Excel, pela fórmula MULT. Você precisa digitar =MULT. Em seguida, uma tela com os argumentos da função vai surgir, com espaço para colocar valores em Núm 1 e Núm 2.
O seu cálculo é feito a partir da fórmula VP = VF/ (1 + i)t, onde: VP é o Valor Presente. VF é o Valor Futuro. I é a taxa de juros vigente.