O ato de cuidar, é compreender o todo, visualizando de uma forma global, as necessidades do ser cuidado. Este acto deve ser atenuado, com a adoção de atitudes de respeito, ética e responsabilidade, mas também de afetividade de ser humano para um ser humano que depende deste cuidador.
O ato de cuidar ativa um comportamento de compaixão, de solidariedade, de ajuda, visando promover o bem e, no caso das profissões de saúde, visando ao bem-estar do paciente, à sua integridade moral e à sua dignidade como pessoa.
Para cuidar é preciso um comprometimento com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.
Significado de Cuidar verbo transitivo Ter cuidado, tratar de, assistir: cuidar das crianças. Cogitar, imaginar, pensar, meditar: cuidar casos graves. Julgar, supor: cuida ser uma pessoa importante. verbo pronominal Ter cuidado; tratar-se (da saúde etc.).
O O ato de cuidar é complexo pois envolve recursos, responsabilidade e dedicação. no processo de cuidar, visto que o cuidador sai de si mesmo pra ir de encontro ao outro. práticas da atenção à saúde como nos meios académicos e nos movimentos sociais.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.
Resumo: O processo cuidar insere inúmeras atividades, onde o profissional da saúde exerce papel fundamental para a produção de uma saúde pública mais humanizada. A importância do cuidar em Saúde Pública emerge da necessidade de buscar compreender o ser humano em todas as dimensões.
O princípio da emergência mostra que o todo é superior à soma das partes e o da imposição comprova que o todo é inferior à soma das suas partes.
É importante que o cuidador, a família e a pessoa a ser cuidada façam alguns acordos de modo a garantir uma certa independência tanto a quem cuida como para quem é cuidado. ... Negociar é a chave para se ter uma relação de qualidade entre o cuidador, a pessoa cuidada e sua família.