O termo Igreja Primitiva é utilizado para se referir a um período histórico do cristianismo e da Igreja entre . O termo Igreja Primitiva refere-se a instituição e cristianismo primitivo às suas doutrinas. Neste período a Igreja estava engajada em diversas discussões acerca dos conceitos cristãos.
Os primeiros cristãos reunidos em pequenas casas particulares, conhecidas como igrejas domésticas, mas toda a comunidade cristã de uma cidade também seria chamada igreja - o substantivo grego ἐκκλησία significa literalmente assembleia, reunião ou congregação mas é traduzida como igreja.
A história da Igreja Católica tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo e da escolha dos 12 apóstolos com os quais Jesus Cristo mesmo edificou Sua Igreja, escolhendo dentre eles um como principal, o "chefe dos apóstolos", Simão, que Ele chamou Pedro, que O reconheceu como O ...
Igreja de São Jorge Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã.
Igreja de São Jorge Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã.
É a partir do século 2º, depois da morte dos últimos apóstolos é que a Igreja foi ganhando contornos e decidindo a sua doutrina. As tradições passaram a ser escritas e normas começaram a ser estabelecidas. Foram precisos mais de dois séculos para que o processo se completasse.
O complexo todo é chamado, algumas vezes, de Mosteiro de Echemiazim. De acordo com alguns estudiosos, foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia e é considerada a mais antiga do mundo.
Durante a vida e o ministério de Jesus no século I, os apóstolos foram seus seguidores mais próximos e se tornaram os principais pregadores da mensagem de seu evangelho. Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13).
A Igreja Ortodoxa surgiu por volta de 1054, após o Cisma do Oriente, evento que marcou a divisão entre as igrejas Católica Romana e a Católica Ortodoxa. O motim para o surgimento foi a disputa de interesses político e religioso na região do Mediterrâneo, que levou a Constantinopla a romper com a Roma.