A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela ação dos hormônios esteroides, os hormônios sexuais, na formação das características sexuais secundárias, como mudanças na voz, crescimento das mamas em mulheres, crescimento de pelos faciais em meninos, ou seja, características não relacionadas diretamente ao sistema ...
É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.
Nos meninos, as mudanças mais evidentes são o nascimento de pêlos pretos pelo corpo, o timbre da voz que engrossa e desafina, o crescimento acelerado do corpo – chamado de fase do estirão, o aumento da massa muscular, cravos e espinhas apontando no rosto e a primeira ejaculação do pênis.
O aumento da concentração dos hormônios sexuais (principalmente estrogênio) dá origem a mudanças físicas, incluindo a maturação das mamas, ovários, útero e vagina. Normalmente, essas alterações ocorrem sequencialmente durante a puberdade, resultando na maturidade sexual.
Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas, que geram dúvidas e provocam transformações.
Alongamento do pênis (ao redor dos 11½ a 13 anos de idade) Aumento das vesículas seminais e da glândula da próstata. Crescimento de pelos pubianos. Crescimento de pelos na face e nas axilas (aproximadamente dois anos depois que o crescimento de pelos pubianos tem início)
Antes da chegada do primeiro período, é normal sofrermos um crescimento rápido (especialmente de estatura), juntamente com um desenvolvimento dos seios, o crescimento de pelos na púbis, o alargamento das ancas e um aumento das secreções vaginais claras (fluxo vaginal).
"Na puberdade, ocorre estímulo na produção de testosterona, nos meninos, e de progesterona e estrogênio, nas meninas.
Os hormônios são "mensageiros químicos" muito importantes que influenciam na transformação do nosso corpo, por exemplo, a Somatotrofina, que é um hormônio responsável pelo crescimento, desenvolvimento de nossas células e que tem a missão de fornecer as proteínas que precisamos.
O início da adolescência feminina é uma fase de intensas transformações corporais, frente às quais torna-se necessária uma reformulação da imagem corporal. Este processo parece mais complexo na contemporaneidade, onde ocorre uma idealização do corpo feminino.