O que é o PSA (Antígeno Prostático Específico)? PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue. Como a próstata, nos humanos, aumenta de forma benigna com o passar dos anos, o PSA também costuma aumentar.
O PSA é uma substância normalmente produzida pela glândula prostática, que tem como função a liquefação do sêmen, facilitando a movimentação dos espermatozoides. Uma pequena parte do PSA produzido pelas células da próstata é lançada na corrente sanguínea, onde pode ser medida por um exame de sangue.
O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.
Homens sem câncer de próstata costumam apresentar níveis de PSA menores que os valores de referência para sua idade (valores estes que variam de 2,5 a 6,5 nanogramas por mililitro de sangue).
O valor de PSA pode variar com a etnia e idade, como podemos observar na tabela a seguir. O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.
2. O que é um nível de PSA normal para a idade?
A principal função do PSA é tornar o sêmen mais líquido. Essa enzima é produzida pelas células normais, mas quando há a presença de alterações na próstata (ex: um tumor ou outros fatores), o nível do PSA aumenta na corrente sanguínea. O exame de laboratório mede a quantidade de PSA no sangue.
O antigénio prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática. O teste de PSA mede os níveis de PSA no sangue.
O Exame de PSA (Prostate-Specific Antigens) Total é indicado para os homens que querem se prevenir o quanto antes ou que já estejam manifestando alguns sintomas que possam ser vigente do câncer de próstata, como, por exemplo, a dificuldade de urinar, a perda do controle urinário e possíveis sangramento da hora de ...
Os resultados O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade.