A teledramaturgia é a esfera artístico-cultural responsável pela produção de obras audiovisuais necessariamente de natureza dramática e romântica. Os dramaturgos dividem suas novelas em capítulos exibidos todos os dias, com exceção dos domingos. Normalmente elas duram, em média, oito meses.
A novela como conhecemos hoje tem sua forma primitiva ainda na Idade Média, no século XI. Entretanto, só a partir do Renascimento a forma de contar história ganhou mais força. Na época, os textos de Giovanni Boccaccio reuniam cem novelas contadas por dez autores refugiados da Peste Negra.
Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Tem a característica de ser dividida em episódios ou capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não.
Lista#InícioTítulo124 de junho de 1985Roque Santeiro214 de agosto de 1989Tieta318 de setembro de 1989Top Model49 de janeiro de 1989O Salvador da Pátria
Novelas recordistas em vendas da TV Globo:
A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, Sua Vida Me Pertence, escrita e dirigida por Walter Forster, estreou em 21 de dezembro de 1951 e permaneceu em exibição até 15 de fevereiro de 1952, tendo cerca de 15 capítulos, exibidos às 20 horas e duas vezes por semana, apresentadas ao vivo.
O objetivo principal da novela, não deveria ser apenas de entreter, mas de cultivar ou proliferar a cultura brasileira. Mas não é isso o que acontece. A sociedade é iludida pelo ócio transmitido nas tramas de ficção. O mundo de fantasias, muitas vezes, é almejado pelo telespectador.
Para que haja produtividade, grava-se o máximo de cenas num mesmo estúdio ou locação, com o mesmo grupo de atores. Na produção de uma novela, o dia-a-dia já é feito de um montar e desmontar de estúdios sem igual. Se fosse tudo produzido na ordem em que vai ao ar, provavelmente custaria o triplo do tempo para gravá-la.