Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (Breslau, – Vaux-sur-Somme, 21 de abril de 1918), também conhecido como Barão Vermelho, foi um piloto de caça alemão na Primeira Guerra Mundial e é considerado ainda hoje como o "ás dos ases".
Em 21 de abril de 1918, pouco antes de completar 26 anos, foi atacado pelas costas pelo piloto canadense Roy Brown, enquanto perseguia sua vítima de número 81. Ao mesmo tempo, infantes australianos dispararam do solo suas metralhadoras contra ele. Richthofen foi atingido por um tiro mortal.
Em outubro de 1981, os dois estudantes do Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, escolheram o nome: Guto sugeriu e Maurício concordou que a banda usaria o codinome do aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra: Barão Vermelho.
Com apenas 24 anos de idade, o Barão Vermelho, então lider da melhor esquadrilha de caça da Alemanha, a "11º Jasta", já havia abatido 52 aeronaves. E era apenas o começo. Richthofen era um "Freiherr" ("Senhor Livre", em alemão), um título de nobreza frequentemente traduzido como "Barão".
Ela ficará em liberdade até o próximo dia 24 de maio Condenada a 39 anos por assassinar os pais em 2002, Suzane von Richthofen deixou a Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier no início da manhã desta terça-feira (18), em Tremembé, São Paulo. Ela ficará em liberdade até o próximo dia 24 de maio.
Erich Alfred "Bubi" Hartmann Erich Alfred "Bubi" Hartmann (Weissach, 19 de abril de 1922 — Weil im Schönbuch, 20 de setembro de 1993) foi um piloto de caça alemão durante a Segunda Guerra Mundial e o ás de caça de maior sucesso na história da guerra aérea.
Peninha, percussionista do Barão Vermelho, morreu nesta segunda-feira (19), após lutar contra problemas hepáticos e passar por tratamentos na UTI do hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.
O rapaz cuja irmã matou os pais, em um dos crimes mais famosos do País, vive um novo pesadelo. Encontrado sujo e sozinho, mostra, infelizmente, que não escapou do peso que seu sobrenome lhe impõe. Nos três primeiros meses de 2017, três casas foram invadidas na rua Engenheiro Alonso de Azevedo, na zona sul de São Paulo.
Barão Vermelho é uma banda de rock brasileira fundada em 1981, no Rio de Janeiro, pelos integrantes Guto Goffi (bateria), Maurício Barros (teclado), Dé (baixo) e Frejat (guitarra).
Além de Cazuza, que saiu em 1986 e morreu em 1990, em 2010 o Barão perdeu Ezequiel Neves, compositor e guru dos cariocas, e em 2016 Peninha, o percussionista.