1. [Brasil: Goiás] Bola usada no jogo de berlinde .
Cada jogador tem uma bolinha na mão, e precisa tecar, ou seja, acertar as que estão dentro do círculo, com ela. Sempre que o jogador acertar uma bolinha, pode ficar com ela. Quem deixar a sua bolinha dentro do triângulo perde. Na terceira fase, os jogadores fazem cinco buracos no chão, como no desenho ao lado.
Mulequinho cheio de energia, alegre, saltitante, feliz. biluca é uma busca de uma palavra.
Berlinde ou bola de gude é uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, que pode ser translúcida, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.
Caçapinha, buracão, peteleco, fubeca e barroca são alguns dos nomes das brincadeiras de rolar a bolinha de gude, também chamada de bila, peteca, bolita e bulita, entre outros.
Jeito de brincar Para saber quem começa a brincadeira, os participantes fazem uma risca no chão, ficam a uns três metros de distância dali e jogam a bila (bolinha de gude). Quem se aproximar mais da linha é o primeiro a jogar. Cada um dos participantes coloca a bila no chão e reserva outras na mão.
Coloca-se no chão apenas um berlinde ( outro nome dado `a bola de gude), de tamanho grande. O primeiro jogador precisa acertá-lo; se não conseguir, é a vez do próximo, que tenta acertar a bolinha do primeiro, e assim prossegue.
Como se brinca:
Risca-se um triângulo na terra e coloca-se uma bola de gude em cada vértice. Se houver mais de três participantes, as bolas são colocadas dentro ou nas linhas do triângulo. Para saber quem vai iniciar o jogo marca-se um risco no chão, a uma certa distância do triângulo.
Bolas de gude 10,00 preço.