São Países-Membros da CEI: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequestão, desde 1991, e Geórgia e Azerbaidjão, a partir 1993.
Atualmente, a sede da CEI fica na cidade de Minsk, capital da Bielorrússia. A CEI foi formada primeiramente por três países: Bielorrússia, Ucrânia e Rússia. ... Embora seja muitas vezes confundida com um bloco econômico, a CEI não envolve políticas comerciais, característica essencial para a formação de um bloco.
Dentre os múltiplos problemas sociais na CEI estão às poucas oportunidades de trabalho aos jovens, a pobreza, o abandono de crianças e as doenças, como difteria e tuberculose.
Os três países bálticos que faziam parte da União Soviética – Letônia, Estônia e Lituânia – recusaram-se a compor a CEI após sua independência. O país de maior influência na CEI é a Federação Russa, em virtude, principalmente, de seu poder econômico, político e militar.
O acordo que criou a CEI substituiu o modo de produção socialista da URSS e aderiu a o capitalismo, estabelecendo uma política de livre comércio e privatizações. É adotado o uso de uma moeda única, o rublo. Com a CEI o exército de cada nação se manteve unido como era na URSS, garantido o poderio militar.
A CEI é mais do que um bloco, pois além de um sistema econômico, há também um sistema de defesa incorporado a ela. Difere da URSS pelo fato de cada país deter sua soberania. As diferenças econômicas é o principal entrave para uma integração efetiva entre os países membros.
Rússia d) Verdadeiro – A Rússia é a nação mais populosa da Comunidade dos Estados Independentes (CEI): 140,8 milhões de habitantes.