Em resposta as políticas implantadas pela doutrina Truman, em 1949, foi criado o COMECON com o objetivo de integrar economicamente os países do bloco socialista e evitar os interesses daqueles países em relação ao Plano Marshall e o capitalismo.
inglesas: Comecon (Council for Mutual Economic Assistance) ou, apenas, CMEA. 22 Os membros fundadores do Comecon, além da própria URSS, eram: Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia. Um mês após sua criação, o Comecon teve a adesão da Albânia (que abandonou em 1961) e, em 1950, da Alemanha Oriental.
Vale ressaltar que a URSS dominava os países membros do conselho, já que a União representava a nação de maior poder econômico, militar e político entre os membros da COMECON.
O COMECON (bra: Conselho para Assistência Econômica Mútua; prt: Conselho para Assistência Económica Mútua), foi fundado em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu.
Objetivos: O principal objetivo do bloco Comecon é a integração do regimesocialista no leste europeu. O Comecon visava a cooperação economica dos países membros.
Organização de cooperação económica, científica e técnica entre os países do Bloco de Leste que foi fundada em 1949, em resposta ao Plano Marshall. A Jugoslávia tornou-se país associado em 1964. ... Foram celebrados acordos de cooperação com outros estados, como a Finlândia.
Oficialmente, o objetivo do Conselho era "trocar experiências econômicas, ampliar a assistência técnica entre si e prestar assistência mútua em matéria de matérias-primas, alimentos, máquinas, equipamentos, etc".
A base das atividades do COMECON era a integração econômica dos países socialistas. ... Tal fato reforçava a independência desses países em relação à economia soviética, sendo que Cuba, Mongólia e Vietnã eram os Estados com maiores dificuldades econômicas. O COMECON extinguiu-se em 1991, com o fim da União Soviética.
O principal objetivo do COMECON era a integração do regime socialista no Leste Europeu, com a cooperação econômica entre os países-membros.
O Plano Colombo é baseado no conceito de parceria de autoajuda e ajuda mútua, com o objetivo de melhorar o avanço socioeconômico de seus países membros. Ao longo dos anos, o Plano Colombo evoluiu para refletir as necessidades dos países membros em um ambiente econômico global em rápida mudança.