Paralelogramo é uma figura geométrica plana formada por dois ângulos opostos, mas de mesma medida e quatro lados iguais (dois paralelos e opostos).
Os quadriláteros que possuem todos os lados congruentes recebem o nome de losango.
Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos. As diagonais são segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos.
Os lados opostos de um paralelogramo são paralelos e de mesma medida. Eles recebem nomes específicos de acordo com as suas características: quadrado, retângulo e losango. Os quadriláteros que não possuem lados paralelos são chamados de quadriláteros irregulares.
O paralelogramo possui quatro vértices, com quatro ângulos internos e quatro externos, sendo que os ângulos opostos possuem a mesma medida.
4 – Os lados opostos de um paralelogramo são congruentes (possuem a mesma medida). Um dos critérios usados para classificar um quadrilátero como paralelogramo baseia-se nos seus lados: se um quadrilátero possui lados opostos paralelos e congruentes, então, ele é um paralelogramo.
O cilindro, pois ambos possuem dimensões extremamente semelhantes, como altura, e diâmetro.
As formas geométricas planas são aquelas que podem ser representadas dentro de um plano. São bidimensionais, desta forma, possuem comprimento e largura.
O ângulo e seus elementos Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semirretas que o determinam. O vértice é a origem comum dessas semirretas.