No âmbito da gramática, a justaposição é um processo que consiste em combinar frases e estabelecer relações sintácticas entre elas. Trata-se de uma operação semelhante à coordenação e à subordinação. A justaposição recorre a sinais de pontuação (na língua escrita) ou pausas para vincular duas frases.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
E frases são formadas a partir da justaposição de elementos do alfabeto. Ou seja, frases são simplesmente sequências finitas de elementos de um alfabeto. ... Em outras palavras, a justaposição de elementos do alfabeto é uma operação binária, aqui denotada pelo símbolo *.
Na composição por justaposição ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado.
Mas a justaposiçao une duas ou mais palavras tornando se somente uma sem perda de letras.
No estudo da Língua Portuguesa, a aglutinação se refere a um processo de formação de palavras. ... A nova palavra formada apresenta apenas um acento tônico e possui um significado diferente das palavras usadas no processo de composição por aglutinação. Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente.
[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, com perda de fonemas e de acentuação (ex.: a palavra fidalgo é composta por aglutinação a partir das palavras filho + de + algo).